
Título Original - Kindred
Autora - Octavia E. Butler
Nacionalidade - Norte-americana
Tradução - Carolina Caires Coelho
Editora - Morro Branco
Gênero - Ficção Científica
Páginas - 448
Ano - 2017
ISBN - 9788592795207
Classificação - 4,5⭐
Sinopse - "Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça. Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida... até acontecer de novo. E de novo. Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra ―, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado."
🤝🏾 1 TEMA - Aborda a questão do racismo contra os negros na América, e a história da escravidão, de uma forma diferente.
A narrativa constrói pontes entre a atual geração de afro-americanos e os seus antepassados escravizados, há muito estigmatizados como derrotados e submissos. Esse romance conta essa história de luta como ela merece ser contada: com orgulho!
👩🏾🦱 2 FEMINISMO - A dimensão feminista do romance é muito importante. Esta é uma obra escrita por uma mulher, sua heroína é uma mulher e seus personagens importantes são mulheres. Tudo isto aconteceu num momento muito importante, quando as feridas da luta civil negra ainda estavam abertas, o eco de Martin Luther King ainda era ouvido e a resistência armada negra estava presente.
💫 3 GÊNERO - "Kindred: laços de sangue" é uma ficção científica acessível para todos os públicos, considerada bem leve dentro do gênero, pois não há explicação científica para as viagens no tempo da protagonista.
As transições entre o passado e o presente – a Califórnia do século XX e a Maryland do século XIX – foram geniais, pois redefinia axiomas como “casa”, “pátria” e “bem-estar”.
Este romance foi publicado em 1979 e ainda é frequentemente citado como uma documentação magistral do sofrimento dos escravos na América do Norte. Octavia Butler escrevia de forma simples e clara, e assim conquistou tudo o que almejava. Vale a pena conhecer suas histórias.
Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!
Consulte as recompensas e colabore financeiramente com o blog: apoia.se/voandocomlivros
Comments