Título Original - En agosto nos vemos
Autor - Gabriel García Márquez
Nacionalidade - Colombiano
Tradução - Eric Nepomuceno
Editora - Record
Gênero - Romance
Páginas - 132
Ano - 2024
ISBN - 9788501920010
Classificação - ⭐⭐⭐⭐
Sinopse - "Todo mês de agosto, Ana Magdalena Bach pega uma barca para uma ilha caribenha a fim de colocar um ramo de gladíolos no túmulo de sua mãe. Todos os anos, ela se hospeda em um hotel e, antes de dormir, desce para comer algo no bar. Para não ter erro, ela pede sempre o mesmo sanduíche de presunto e queijo e depois sobe para seus aposentos. Até que, certa vez, um homem a convida para uma bebida. E, depois do primeiro gole de seu gim com gelo e soda, sentindo-se atrevida, alegre, capaz de tudo ― inclusive de se despir de suas amarras conjugais, esquecendo momentaneamente marido e filhos ―, ela cede aos avanços do desconhecido e o leva para seu quarto.
Essa noite específica faz com que Ana Magdalena ― e sua vida ― mude para sempre. E, depois dessa experiência, ela passa a ansiar por cada mês de agosto, quando não apenas visita o túmulo de sua mãe como também tem a chance de escolher um amante diferente todos os anos."
Uma história curta, rapidamente entorpecente. Você pode ler de uma só vez e querer mais. E não há mais. "Em Agosto nos Vemos" não deve ser comparado com suas maiores e mais conhecidas obras, mas ainda assim é muito "Márquez", então vale a pena ler... Principalmente para quem ama esse escritor e ansiava por mais de seu talento.
Um romance notável, especialmente no que diz respeito à história por trás de sua publicação. Rotulado por Gabo como um projeto inútil que não valia a pena publicar, "Em Agostos no Vemos" é, no entanto, trazido à luz 10 anos após a morte do autor. O livro nos é apresentado como um esforço criativo do escritor em seus últimos anos de vida que sofria de perda de memória.
Acredito que a história irá agradar a todos que desejam sentar-se idilicamente à sombra das árvores bebericando uma bebida agradável e passar uma boa hora com uma boa história.
"A vida lhe ensinara que, quando uma mulher dá sua palavra final, todas as outras sobram."
"Em Agosto nos Vemos" tem o espírito e o caráter do escritor. A história me atraiu com as jornadas misteriosas de uma mulher que anseia por novas experiências e busca até mesmo uma pequena centelha em seu ser, onde os medos desaparecem e os sentidos são aguçados. Anna Magdalena vai a uma pequena ilha todo mês de agosto e visita obedientemente o túmulo de sua mãe. Mas uma determinada noite na ilha acaba mudando sua vida. Gabriel Garcia Marquez é um contador de histórias incomparável, suas histórias são fascinantes, como se envolvessem o leitor no ambiente do livro. É possível sentir o calor e a umidade opressiva que sopra sedutoramente sobre a ilha, o ressentimento crescente de Ana Magdalena, o zumbido da música tocada pela orquestra, o rosnado das árvores movidas pelo vento...
Em poucas páginas é deslubrante acompanhar a descontrução da protagonista e paulatinamente, capítulo após capítulo, perceber sua redescoberta, a mudança aflorando seu eu interior. Eu queria mais páginas, mais capítulos, saber mais sobre a mãe enterrada em uma ilha tão distante, mas me contento com o privilégio de ler uma história linda e extremamente agradável sobre nossa busca por proximidade e paixão.
Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚
Consulte as recompensas e colabore financeiramente com o blog: apoia.se/voandocomlivros
Comentários