Título - O mistério do Capiongo Autor - Joaquim de Almeida Editora - Scipione ISBN - 9788526292123 Local - São Paulo, 2013, 1ª Ed. Páginas - 120 Classificação - ⭐⭐⭐⭐
Sinopse (orelha)
"Depois de servir na Segunda Guerra Mundial, Raimundo dos Anjos abandona a carreira militar para fundar Anjos Investigação. Os negócios não vão muito bem até que o coronel Juvêncio Malachias o contrata para desvendar o sumiço do gado de sua fazenda. Raimundo logo aceita o desafio e toma um trem rumo ao sertão paraibano.
Já na primeira noite o detetive é acordado por um estrondoso tremor de terra, seguido de mugidos que parecem vir de um rebanho descomunal. Seria a resolução do mistério? Do lado de fora da casa-grande, no entanto, não há nenhum sinal das reses - o silêncio reina.
Para resolver esse caso, Raimundo precisará colocar a razão de lado, encarar seu passado e adentrar um mundo de vaqueiros, lendas e poderosas orações."
O Mistério do Capiongo é uma obra de suspense e terror infantojuvenil brasileira. Com uma forte veia regionalista, Joaquim de Almeida apresenta uma história de amor acompanhada de uma lenda do Nordeste do Brasil.
O livro é formado com base nas histórias de Lampião e do cangaço, e também no folclore brasileiro.
Para quem não está acostumado com histórias do Sertão, não é um livro fácil de ler, apesar de encontrarmos uma lista de palavras e frases com suas respectivas explicações nas últimas páginas da história, é necessário um dicionário para entender vários termos regionalistas que compõem a obra.
Abaixo segue uma listinha com palavras, expressões e seus significados para facilitar a leitura do livro.
A história é bem escrita e prende a atenção. Outro ponto forte são as ilustrações, xilogravuras feitas pelo próprio autor. São lindas e imponentes, conseguem dar vida para a obra e para a imaginação do leitor.
Essa gravura é minha favorita! O rosto de Salus, um dos vaqueiros que ajuda Raimundo dos Anjos no decorrer dos acontecimentos. É possível perceber a serenidade em seus olhos, os traços carregam marcas de uma vivência sofrida. Sinto que ele pode falar a qualquer momento. É magnífico!
A história começa com Raimundo dos Anjos, um ex soldado da Segunda Guerra Mundial, em seu escritório de investigação. A empresa não vai muito bem até aparecer o Coronel Malachias e seu jagunço Sobrancelha, o Coronel quer contratar os serviços de Raimundo para acabar com seu problema de desaparecendo de gado. O protagonista da história aceita a boa grana de Malachias e parte para a cidade de Patos, na Paraíba, e é aí que todos os problemas começam a aparecer. Fantasmas, assombrações, demônios, fotos sinistras e personagens misteriosos, será possível desvendar todos os acontecimentos? Será que tudo está ligado ao desaparecimento da boiada de Malachias? Raimundo conhece a linda história de amor de Maria Januária e Capiongo e descobre que está em uma armadilha mortal, para sair vivo dessa história ele precisa encarar seus traumas do passado e ajudar Capiongo a encontrar seu grande amor. Enquanto Raimundo dos Anjos tenta decifrar os enigmas que surgem a sua frente, ele vai aprendendo um pouco sobre fé, e aprende muita coisa sobre a cultura do sertão nordestino, consequentemente o leitor também.
Para conhecer mais sobre o trabalho do autor acesse www.joaquimalmeida.com.br